Serviços

Hormônios e Envelhecimento

Qual a relação entre deficiência hormonal e envelhecimento ? E como tratar ?

Envelhecer é inevitável mas podemos escolher como envelhecer.

O envelhecimento humano é um processo fisiológico de declínio gradativo e funcional de todas os nossas células, tecidos e órgãos. Este processo inicia-se de forma lenta e progressiva ao redor dos 30 anos de idade pode repercutir com o aumento de sintomas como cansaço, diminuição do libido, perda da memória, aumento da gordura corporal, diminuição da força e tônus muscular, aumento de rugas e flacidez, e também aumento do risco de doenças crônicas como câncer, Alzheimer, infarto, dor crônica, depressão, osteoporose, artroses e etc.

 


Até recentemente na história da humanidade este processo de envelhecimento patológico era considerado um fato totalmente não administrável, mas com o aumento da expectativa de vida, e a conscientização da sociedade por uma medicina mais pró-ativa e preventiva; médicos e cientistas uniram conhecimentos para buscar uma prevenção das patologias associado ao envelhecimento através de um programa médico personalizado e global.

Podemos compreender que um tratamento preventivo no envelhecimento (Age Management Medicine) o objetivo não é somente ausência de doença mais sim a busca por um nível ótimo de saúde e prevenção.

Objetivos de um tratamento que busca prevenção para um envelhecimento  saudável:
  1. Restaurar os níveis de energia e vitalidade
  2. Otimizar a performance sexual
  3. Reduzir a gordura corporal
  4. Aumentar a massa muscular
  5. Aumentar o metabolismo cerebral
  6. Elevar a capacidade físico-respiratória
  7. Melhora da aparência física
  8. Obter máxima qualidade de vida
  9. Reduzir o risco de doenças do envelhecimento (câncer, Alzheimer, infarto e etc).
obs: não existe promessa de resultado pois todo tratamento médico depende da resposta individual de cada organismo além da aderência do paciente em seguir as orientações de mudanças no estilo de vida.

A imagem abaixo demonstra a diferença através da ressonância magnética da massa muscular da coxa de um adulto jovem de 21 anos (figura 2) fisicamente ativo e um idoso de 63 anos ( figura 3) sedentário ( Silva et al, 2006; Roubenoff & Hughes 2000). Note a diminuição na quantidade massa muscular (preto) e o aumento da quantidade de gordura subcutânea ( em branco ao redor do músculo). O aumento de massa muscular em pacientes com sarcopenia podêm ajudar a otimizar a capacidade funcional do paciente e previnir problemas de articulação.

medicina anti-aging e sarcopenia.jpg


Principais fatores associados ao envelhecimento (aging):
  1. Queda dos hormônios  anabólicos (inicia ao redor dos 30 anos)
  2.  Oxidação celular (stresse oxidativo)
  3.  Inflamação silenciosa
  4.  Sedentarismo
  5.  Estresse crônico
  6. Carência nutricional clínica e subclínica
  7. Genética (tem influência de 20 a 30%)

O slide abaixo demonstra que as principal causas de morte em países desenvolvidos como nos EUA, estão relacionados ao estilo de vida, a qual podem ser modificados, o Brasil segue a mesma tendência. O objetivo do serviço da Clínica Higashi é ajudar o paciente a diminuir ao máximo estes fatores de mortalidade (em asterisco)
causas de morte na america.jpg


Modalidades de tratamento :
  1. Reposição hormonal bioidêntica masculina e feminina (quando clinicamente e laboratorialmente indicado)
  2.  Suplementação nutricional inteligente (personalizada)
  3.  Reeducação alimentar de baixo índice glicêmico (diminuição do nível de insulina)
  4. Orientação da atividade física (nível fisiológico de atividade física)
  5. Controle do stress (técnicas especiais de auto controle do stress)

Por que preferimos utilizar terapia hormonal com hormônios bioidênticos (quando existe deficiência no envelhecimento) ?
Estudos demontram que a utilização de hormônios com estrutura molecular idêntica ao nosso organismo (hormônios bioidênticos), na dose correta fisiológica e na combinação correta  (ex: com outros hormônios) não há o aumento do risco de cancêr , como exemplificado abaixo em relação ao cancêr de mama. No trabalho abaixo foi demonstrado por Fournier A. em estudo publicado (Breast Cancer Res Treat 2007 feb 27) com 80.377 mulheres na pósmenopausa durante tempo médio de 8,1 anos não houve aumento de cancêr de mama (RR 1,0) porém em combinações isoladas e com outros hormônios não bioidênticos houveram um aumento relativo (RR 1.29 ; 1.16 ; 1.69). 

qual risco de cancer de mama com hormonios.jpg



Como funciona ?

Primeiramente cada paciente é avaliado através de uma consulta médica personalizada. Durante esta avaliação médica é analisada a parte nutrológica e deficiências hormonais possíveis  entre outros fatores ( stress, atividade física, alimentaçã e etc) que estão clinicamente acelerando o processo de envelhecimento e influenciando negativamente na saúde global do indivíduo. 

Nesta consulta será indicado realização de exames de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. Somente após esta primeira avaliação  é traçado um plano de tratamento personalizado a qual inclui um plano alimentar personalizado do tipo dieta em zona, suplementação vitaminica (caso necessário), atividade física e reposição hormonal ( quando clinicamente e laboratorialmente necessário).
 
Assista abaixo explicação sobre  envelhecimento saudável com Dr. Jeffry Life (aos 74 anos) em entrevista ao canal americano. Dr. Life explica que o segredo de ser saudável em qualquer idade é a combinação correta da alimentação hormonalmente correta, atividade física, suplementação vitaminica e hormonal (quando clinicamente e laboratorialmente indicado). Dr. Jeffy Life  é diretor médico do Cenegenics Medical Institute, maior centro privado de tratamento preventivo para um envelhecimento saudável nos EUA, localizado em Las Vegas. A Clínica Higashi é uma das únicas Clínicas no Brasil a ter médico certificado pelo Cenegenics Medical Institute.

 


 Cenegenics Medical Institute, localizado em Las Vegas, Nevada.

cenegenics medical institute.png


Mais informações sobre terapia hormonal bioidêntica e prevenção de doenças no envelhecimento ligar para 21-34398999 ( Rio de Janeiro) ou 43-33238744 ( Londrina).